O Sonho

Em 1979 o médico Crysóstomo Lucena adquiriu a propriedade onde, posteriormente, construiu o Hotel Fazenda Pai Mateus. Durante anos dedicou-se às atividades agropecuárias tradicionais e no ano de 1997, após a visita do geólogo Eduardo Bagnoli, decidiu de forma pioneira iniciar com recursos próprios as atividades de entretenimento na região, com a construção do Hotel para dar apoio aos visitantes do Lajedo de Pai Mateus e seus adjacentes.

Após firmar parceria com as operadoras de turismo Scandinavian Leasure Group ( Suécia) e Manary Ecotours ( Natal ) passaram a receber periodicamente milhares de turistas de todos continentes, principalmente europeus da Escandinávia.

Incrível!!! Uma das melhores paisagens do mundo! Cenário da serie “Onde nascem os fortes” e tem algumas cenas do “Auto da Compadecida”, muito bom! Recomendo! Com toda certeza, é um pôr do sol que você vai encontrar em poucos lugares do mundo, em um cenário de pedras incríveis. Vá que a vista é a recordação compensa o esforço. Yuri Feitosa – Google.

O Lajedo

O Lajedo de Pai Mateus está inserido na região central da APA do Cariri (com área total de 18.000 ha) e tem aproximadamente 1.500 metros de extensão e inúmeros matacões (grandes pedras) dispostos aleatoriamente na sua superfície.

Essas formações rochosas milenares, denominadas “lajedos”, são também os lugares de nosso planeta apontados como sendo “pólos de energia”, “chakras do universo”, “recantos místicos”, e outros designativos semelhantes.

O Lajedo do Pai Mateus – outrora um centro de cerimonial sagrado para os paleoíndios que habitavam a região há pelo menos 10.000 anos atrás – é um desses locais.

No seu entorno são encontrados inúmeros sítios paleontológicos onde já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos tais como mastodontes e preguiças gigantes. Esse nome se dá a um morador ermitão que lá viveu nos idos do século XVII e era um conhecido como Pai Mateus.

Outros sítios arqueológicos, paleontológicos e geológicos podem ser encontrados na região, tais como: Mirante da Serra, Lajedo de Manoel de Sousa, Lagoa de Bento, Lajedo de Manoel de Jorge, Pedra do Cálice, Muralha do Meio do Mundo e a Pedra do Gavião na Serra da Aldeia.

A visitação a todos esses locais é permitida ao público em geral e para isso é cobrada uma Taxa de Visitação.

O Ermitão Pai Mateus

O nome Pai Mateus faz referência a um curandeiro ermitão que a tradição oral diz ter habitado o Lajedo em meados do Século XVIII.   Diz a lenda que o mesmo morava numa grande espécie de gruta, chamada de casa de Pai Mateus.

Nas paredes do grande abrigo rochoso, encontramos várias dezenas de impressões de mãos humanas. Muitas das mãos são diminutas, o que indica que o local foi utilizado para a prática de algum rito de passagem.

Área de extrema importância onde a sua beleza ímpar não passou despercebida ao paleoíndio, que escolheu esse local privilegiado para praticar seus rituais. No Lajedo de Pai Mateus e circunvizinhanças existem locais que foram utilizados como “cemitérios” pelos antepassados.

Sua irradiante energia positiva misturada aos dourados raios solares do entardecer deixa exposta a sua magia e misticismo coroando de mistério aquele “mar de pedras”.

 

Formação

A região do Cariri Paraibano se caracteriza pelas lindas paisagens rochosas, situadas em meio à mata de pequeno porte, denominada caatinga arbustiva. O principal atrativo da região é o impressionante Lajedo do Pai Mateus, cenário de vários filmes, dentre os quais podem ser destacados: O Auto da Compadecida, São Jerônimo, Viva São João, Cinema Aspirina e Urubus, Canta Maria e Romance. 

O Lajedo de Pai Mateus, é uma elevação  rochosa de 1,5 km², no formato de um “prato de sopa” invertido, sobre a qual estão dispostos mais de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta.

Existem também, os mais lindos lajedos graníticos do mundo, enfeitados por imensos blocos arredondados dessa rocha e pequenos lagos, onde são encontrados inúmeros fósseis de animais pré-históricos tais como mastodontes e preguiças gigantes.

Sua energia positiva não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou “abertos” para esse tipo de experiência mística. Muitos são os relatos de pessoas que se sentiram “reenergizados” pela simples contemplação de um por de sol no Lajedo de Pai Mateus.

 

 

Vídeo DNA Tenaz mostra a formação da terra e sua pré-história, marcante episódio da formação do Lajedo do Pai Mateus.

Uma experiência inesquecível

Orçamento de reserva
ABMB
Whats