fbpx

O Sonho

Em 1979 o médico Crysóstomo Lucena adquiriu a propriedade onde, posteriormente, construiu o Hotel Fazenda Pai Mateus. Durante anos dedicou-se às atividades agropecuárias tradicionais e no ano de 1997, após a visita do geólogo Eduardo Bagnoli, decidiu de forma pioneira iniciar com recursos próprios as atividades de entretenimento na região, com a construção do Hotel para dar apoio aos visitantes do Lajedo de Pai Mateus e seus adjacentes.

Após firmar parceria com as operadoras de turismo Scandinavian Leasure Group ( Suécia) e Manary Ecotours ( Natal ) passaram a receber periodicamente milhares de turistas de todos continentes, principalmente europeus da Escandinávia.

 

 

 

Pai Mateus

O nome Pai Mateus faz referência a um curandeiro ermitão que a tradição oral diz ter habitado o Lajedo em meados do Século XVIII.   Diz a lenda que o mesmo morava numa grande espécie de gruta, chamada de casa de Pai Mateus. Nas paredes do grande abrigo rochoso, encontramos várias dezenas de impressões de mãos humanas. Muitas das mãos são diminutas, o que indica que o local foi utilizado para a prática de algum rito de passagem.

Área de extrema importância onde a sua beleza ímpar não passou despercebida ao paleoíndio, que escolheu esse local privilegiado para praticar seus rituais. No Lajedo de Pai Mateus e circunvizinhanças existem locais que foram utilizados como “cemitérios” pelos antepassados. Sua irradiante energia positiva misturada aos dourados raios solares do entardecer deixa exposta a sua magia e misticismo coroando de mistério aquele “mar de pedras”.

 

Formação

 

A região do Cariri Paraibano se caracteriza pelas lindas paisagens rochosas, situadas em meio à mata de pequeno porte, denominada caatinga arbustiva. O principal atrativo da região é o impressionante Lajedo do Pai Mateus, cenário de vários filmes, dentre os quais podem ser destacados: O Auto da Compadecida, São Jerônimo, Viva São João, Cinema Aspirina e Urubus, Canta Maria e Romance. O Lajedo de Pai Mateus, é uma elevação  rochosa de 1,5 km², no formato de um “prato de sopa” invertido, sobre a qual estão dispostos mais de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta.
Existem também, os mais lindos lajedos graníticos do mundo, enfeitados por imensos blocos arredondados dessa rocha e pequenos lagos, onde são encontrados inúmeros fósseis de animais pré-históricos tais como mastodontes e preguiças gigantes. Sua energia positiva não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou “abertos” para esse tipo de experiência mística. Muitos são os relatos de pessoas que se sentiram “reenergizados” pela simples contemplação de um por de sol no Lajedo de Pai Mateus.

 

 

Vídeo DNA Tenaz mostra a formação da terra e sua pré-história, marcante episódio da formação do Lajedo do Pai Mateus.

Uma experiência inesquecível

Orçamento de reserva
ABMB
Whats